Eu fiquei impressionada esta manhã ao comprovar o resultado final da reforma empreendida por Danielle Arceneaux na velha cozinha de seu apartamento novayorquino, e publicado na Remodelista.

Nas imagens vocês podem apreciar a cozinha tal qual como ficou depois do que ela denomina uma simples “limpeza”, somente foi aplicada lixa e pintura, sem obras, sem trocar móveis e eletrodomésticos. A primeira lição tirada dessa “limpeza” é que muitas vezes queremos mudar e renovar um ambiente da nossa casa e adiamos achando que vamos ter que gastar muito dinheiro e não vamos ter tempo de fazer sozinhos.


Com um pouco de vontade, lixa e tinta é possível limpar a cara de um ambiente. Nesse caso uma cozinha minúscula de um apartamento em Nova York. A primeira coisa a se fazer é anotar os pontos positivos do ambiente, que nesse caso são a luz da janela e o lindo piso de madeira, depois é pensar no que pode ser feito para destacar os pontos positivos, a escolha aqui foi pintar tudo de branco, paredes e armários. Foi acertada a escolha de não trocar os armários porque além de estarem em bom estado, dispensou o quebra-quebra, o entulho e economizou e, além disso, os armários originais de modelo clássico são lindos.

Apesar de pequena a cozinha é bem aproveitada com a área de trabalho geladeira, pia e fogão ocupando a mesma parede. Os armários aéreos economizam espaço. Acima dos armários prateleiras deixam os utensílios à mostra. Além de ficar fácil de visualizar tudo rapidamente eles acrescentam charme e unidade à pequena cozinha.