Hoje eu quero falar da possibilidade de incorporar uma área de trabalho no quarto. Um ambiente de descanso com área de trabalho, aproveitamos a intimidade e o isolamento para criar um pequeno espaço para trabalhar, com uma mesa para o computador ou um pequeno escritório. Este tipo de espaços funcionais e versáteis quase sempre é composto pela área de descanso (que inclui a cama) e uma área de trabalho que é composta por mesa, cadeira, e geralmente algum equipamento de informática (o que realmente importa nesse caso são os pontos de luz) e uma área de armazenagem, independente das do quarto em si, para papéis, livros, etc.

Um canto do quarto é mais que suficiente para organizar uma área de estudo ou de trabalho. Em função do espaço, é possível planejar desde uma pequena mesa até um escritório equipado. Para ativar uma área de trabalho em seu quarto, você deve levar em conta que o espaço mínimo é de 4m2, um espaço menor pode criar uma sensação de aperto, muito negativo nestes casos. A armazenagem vertical tem a vantagem de não diminuir o espaço, um gaveteiro que pode ser guardado debaixo da mesa é um elemento obrigatório, pois ajuda a economizar espaço. Em espaços compartilhados desse tipo é importante que a iluminação da área de trabalho não incomode a área da cama.

01

02

03

A iluminação natural é ideal para trabalhar, más se não for possível, ou vamos utilizar o escritório em horários que necessite de luz artificial, que esta seja a mais apropriada possível. Deve ser uniforme, dirigida e ambiental. Você pode optar por lâmpadas de distintas formas e níveis de luz para criar cada espaço, desta forma pontos de luz extra tanto para a área de descanso, como para o seu lugar de trabalho. Tome nota:

  • Uniforme: Uma luz geral que não provoque sombras nem contrastes, já que estes efeitos cansam muito a vista. Utilize lâmpadas, plafons e focos orientados para as paredes ou teto.
  • Direcionada: É aconselhável utilizar uma luz potente que ilumine diretamente a zona de trabalho.
  • Ambiental: Colocar uma luz suave que nos ajude a relaxarmos em alguns momentos de descanso.

Como está localizado no quarto, o escritório pode conter alguns complementos de acordo com a atmosfera de intimidade que envolve o ambiente. Uma luminária vintage, uma caneca antiga para guardar as canetas ou umas flores frescas dentro de um vaso decorado, darão um encanto especial ao espaço de trabalho. Se o quarto é amplo, aproveite para colocar uma grande mesa com estantes para organizar o material de trabalho.

06

04

05

A escolha da cadeira é muito importante, porque passaremos muito tempo sentados nela e necessitamos de conforto. O mais adequado é que tenha encosto, rodas de altura regulável e que seja ergonômica. A decoração pode ser baseada na nossa personalidade, relacionada ao trabalho ou atividade que realizamos, e inclusive com a atenção de criar um ambiente que nos motive no dia a dia. Espero que as imagens sirvam de inspiração.

07

08